A certeza das incertezas!

Li isto aqui a dias…

‘Ao sentido que as coisas têm temos de retirar aquelas que ao terem um determinado sentido acabam por não fazer sentido nenhum. É fácil a muitos usar frases feitas como forma de se certificarem que são iguais a todos. E já todos uma vez na vida pensaram, ” Mas porquê isto a mim? Não aguento mais esta dor!”, mas depois leram, ouviram ou descobriram uma frase do género, ” Aproveita a vida, que ela são dois dias e tu já vais no segundo!”. É justo e reconfortante. Cá para mim é apenas uma banalidade, as frases feitas, os “virares d’ página” não são da mesma maneira para mim do que para ti, assumo. Não sou adepto do senso comum, muito menos daquilo que tem que ser para mim, só porquê aconteceu com um bilião e trezentos mil outros.

Assusto-me convictamente quando penso no futuro e nas convicções que tenho para o meu. É muito bonito nascer, crescer, aprender, sonhar e descobrir que mais valia era continuar a sonhar. A vida não é o sorriso que todos nos dizem que é. Somos fruto de uma sociedade que não prepara ninguém para um choque tremendo, ou mesmo para uma auto-capacidade de desenrasque face a situações difíceis. É simples não consigo achar sentido para demasiadas coisas que vejo sucederem a minha volta.

Tenho um vizinho com o qual me dou razoavelmente bem para conhecer um pouco da sua vida, e hoje vejo-o triste e desanimado com o que tem. Desde pequeno que a sua relação com o pai foi fraca, entre altos e baixos apenas sei que desapareceu por completo. Aprendeu a ser filho e pai desde muito cedo, ouvindo e ignorando cada vez que os amigos falavam no tema. Sei que hoje ele está onde está e têm o que têm  graças a si e a sua mãe. Deixo-vos com esta nota: sei que vai ser um óptimo pai e mais do que isso que é um homem com H grande!

No outro dia, fui ao dentista e, também, sendo ele o meu médico de sempre, conhecemo-nos razoavelmente bem. Contava-me então aqui a dias que começava a pensar em emigrar, é certo que a idade da juventude já lá ia a algum tempo, mas nunca é tarde para procurar-mos a felicidade noutro local ou de outra forma. Aconselhei-o apenas, não lhe disse faz, ou não faz, essa decisão compete-lhe a ele. O meu apoio é incondicional sabe-o ele, da mesma forma que também eu sei que vá ele para onde for vai continuar a ser o meu dentista.

De entre tudo aquilo que nos últimos tempos me têm sumptuosamente agredido a mente, confesso que o caso que mais inquietude me têm causado é o do meu melhor amigo. Não por me ser uma pessoa muito próxima, mas porque não encontro já conforto que lhe possa dar. Sinto-o triste e desmotivado, sinto que ele têm tanto para dar e para ser aproveitado que me faz confusão como é que a sorte não lhe sorri. Observei nos últimos tempos demasiadas situações injustas, onde a culpa acabou por lhe cair em cima como uma bomba, onde a verdade foi deturpada e jamais os criminosos serão culpados. Gostava hoje de o ajudar, mas pouco lhe posso oferecer. No capítulo do amor acredito que ninguém deve julgar a atitude do coração, mesmo que ela já seja podre e pobre.  Sei que está apaixonado, mas está sozinho e menosprezado nessa paixão.

Voltando ao que me inquieta. “A vida está difícil.” é uma frase que tenho repetido várias vezes nos últimos tempos. O dinheiro não abunda, a sorte também não, o amor vive-se sozinho. As vezes sei que todos têm fazes assim nas suas vidas, mas nós não podemos acreditar que só porque os outros tiveram nós também vamos ter. Arranjem um plano B, tenham sempre um plano B.

Há coisas dos diabos, mas há coisas em que o diabo não pôs a mão e por isso…

Não se deixem magoar, não se magoem, não aceitem só porque sim, questionem, não alimentem esperanças que depois caem em vão, não desiludam e não se iludam, não olhem em frente sem terem olhado antes pelo retrovisor, não sejam pessimistas, sejam realistas, não assumam um não mas um sim como uma resposta sempre garantida, não mintam, não enganem, não se aproveitem, não façam o que não querem, não esqueçam o que fizeram, não alimentem para deixar morrer, não desistam, não falhem, não deixem a meio, não deixem por dizer.

Façam o que vos fizerem, aconteça o que vos acontecer, sejam apenas Melhores. ‘

Leave a Reply

